domingo, novembro 05, 2006

...o que se leu neste fim-de-semana...I

para quem andou afastado este fim-de-semana de tudo o que eram noticias como eu, aqui ficam três artigos que achei interessantes no Público deste sábado...


odete santos em "Eva agrilhoada", sobre o debate na RTP sobre a Despenalização da IVG e o Referendo


"(...) O debate demonstrou que o "não" vai continuar a utilizar a mentira, o terror e a hipocrisia. A representante de um movimento antifeminino afirmou, a dado passo, que tinha ido apresentar o seu projecto de lei sobre a suspensão provisória dos processos a todos os grupos parlamentares e que todos tinham concordado com o mesmo. Falso, gritei do meu sofá onde assistia ao debate, pasmada com tal descaramento! Nomeadamente por parte de quem diz que é preciso falar verdade às mulheres. É que fui eu que recebi pelo grupo parlamentar do PCP os representantes o movimento que foram apresentar aquele projecto. E logo lhes fiz saber que o PCP era contra o mesmo. Porque as mulheres continuavam a ser criminosas e continuavam a ser remetidas para o aborto clandestino, para as graves consequências do mesmo decorrentes para a vida e saúde da Mulher.
(...)Pese embora o choradinho da representante do "não" sobre as "mulheres coitadinhas, que são despedidas", a verdade é que é nos movimentos antifemininos que encontramos quem defende leis, como o Código do Trabalho, que facilitam os despedimentos e a precarizição dos vinculos laborais. Que encontramos pessoas que defendem leis que impedem as mães e os pais do exercício dos seus direitos.
E como luta esta combatente antifeminina contra esta situação? Chorando lágrimas de crocodilo. Impondo às mulheres a obrigação de terem todos os filhos que a natureza ou o Criador ditarem. Tornando as mulheres e as suas familias mais pobres. Porque no final da linha da pobreza estará a sua caridadezinha.
(...) Temos de facto um problema de saúde pública causado pela lei penal. Queremos acabar com ele, ou mantemos a barbárie?"

1 Comments:

Blogger Mary Cherry said...

Infelizmente já perdi as esperanças no povo portugues...vou por em marcha o meu plano B: fugir deste inferno!E já agora viva a Odete Santos...essa grande Senhora que se impõe!

7:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home