...de volta à realidade...
Sempre me disseram que ninguém é insubstituível, por isso passo sempre as minhas férias na esperança que na minha ausência as coisas se desenrolem na normalidade sem grandes sobressaltos porque alguém pode resolver os problemas que vão surgindo.
Acontece que sempre que regresso encontro uma outra realidade: a de que tudo está em caos.
E desta vez não foi excepção, voltei da Tunísia no dia 04 de Julho mas desde essa altura ainda não consegui parar com os dramas instaurados numa obra que começou exactamente quando eu estava de férias.
Consegui finalmente agora parar e respirar um pouco.
Regressei das minhas férias em pleno norte de África 98% muçulmano com um cheirinho a Mil e uma noites e requintes do Mediterrâneo quer em mar quer em clima quer nas bases de alimentação. misturadas com o sabor típico de país com especiarias fortes e música das arábias.
Foi bom muito bom...Uma hospitalidade incrível dos nativos, em que para minha surpresa, não encontrei a discriminação à espécie feminina tão "normal" em países muçulmanos.
A Tunísia é um país em que o seu litoral se encontra bastante ocidentalizado quer nos costumes quer nos instrumentos mais básicos do dia-a-dia, nunca esquecendo o seu "clima" árabe / muçulmano.
Uma cultura tão diferente em mistura com paisagem natural tão identificada com o nosso Alentejo e Algarve.
Uma paisagem arquitectural que recorda as nossas casas algarvias em mistura com a Grécia.
A influência francesa (foram "colónia" francesa até 1958), italiana e grega, está patente em cada esquina de cada rua, cruzando toda a tradição muçulmana e árabe cada vez mais enraizada no povo.
Deixo-vos estas duas fotos. Estou a preparar a colectânea dos melhores momentos para deixar aqui.